quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Reino do Congo

Fundado no século XIV, o reino do Congo abrangia grande extensão da África centro-ocidental e se compunha de diversas províncias, governado por um rei que recebia o título de Manicongo. Hoje a região que fazia parte do reino Congo, recebe o nome de Republica Democrática do Congo.Os habitantes do reino do Congo organizavam-se em vários clãs. Esses clãs eram compostos de pessoas que acreditavam descender de um mesmo antepassado.

A base da economia do Congo era a agricultura, pastoreio e o comércio. O comércio no território do Congo era intenso, os comerciantes congoleses lucravam com a comercialização de tecidos, sal, metais e derivados de animais, como o marfim. O comércio poderia ser à base de trocas ou com moedas (conchas chamadas de nzimbu) encontradas na região de Luanda em Angola.

O manicongo, cercado de seus conselheiros, controlava o comércio, o trânsito de pessoas, recebia impostos, exercia a justiça, buscava garantir a harmonia da vida do reino e das pessoas que viviam nele.

Os limites do reino eram traçados pelo conjunto de aldeias que pagavam tributos ao poder central, devendo fidelidade a ele, recebendo proteção, tanto para assuntos deste mundo como para os assuntos do além, pois manicongo também era responsável pelas boas relações com os espíritos e os ancestrais.

Em 1483 iniciou no reino do Congo o contato com os portugueses que ajudou a dinamizar o comércio e ficou conhecido como o APORTUGUESAMENTO.
E também foi o único reino que se converteu ao cristianismo.

5 comentários:

  1. Oii meninas , eu tava procurando sobre reinos africanos , para dar aula aos meus alunos , sobre esse assunto .Gostei do blog de vocês , mande parabéns para sua professora , bela iniciativa a dela de mandar vocês fazerem um blog sobre esse assunto .

    ResponderExcluir
  2. meninas amei o blog me ajudou bastante no trabalho de historia

    ResponderExcluir
  3. o reino do congo mim ajudo muito no trabalho

    ResponderExcluir